Oliver Cromwell foi um general e político inglês, líder da Revolução Puritana na Inglaterra que substituiu a Monarquia por uma República. Governou o Estado Unificado (Inglaterra, Escócia e Irlanda) com o título de Lorde Protetor.
Filho de um pequeno nobre do campo, nasceu em Huntingdon, no leste da Inglaterra, em 25 de abril de 1599. Teve alguns ancestrais ilustres, incluindo Thomas Cromwell, ministro de Henrique VIII.
Cromwell entrou para o Parlamento em 1629 e foi muito ativo durante a guerra civil, opondo-se às práticas absolutistas do Rei Carlos I. Organizou um regimento de cavalaria chamado Ironsides, o qual ficou conhecido pela disciplina, combatividade e fervor religioso.
À frente das tropas, conquistou importantes vitórias nas batalhas de Edgehill (1642) e de Marston Moor (1644). Reorganizou o exército do Parlamento e em 1645 obteve outra vitória, desta vez em Naseby, tendo também derrotado a invasão escocesa de Preston.
Após vencer a guerra civil, Cromwell depôs o Rei Carlos I e promulgou a República (este foi o único período da história inglesa em que vigorou o regime republicano). Durante seu governo, combateu os privilégios da nobreza e decretou leis que regulavam os costumes segundo os preceitos bíblicos. Na política internacional, firmou uma aliança com a França contra a Espanha.
Depois da sua morte em 1658, foi sepultado na Abadia de Westminster. Porém, após a retomada do poder pelos monarquistas, em 1660, seu corpo foi retirado da sepultura, pendurado por correntes e decapitado.
Em 2002, Oliver Cromwell foi eleito um dos dez britânicos mais importantes de todos os tempos numa votação popular promovida pela emissora BBC do Reino Unido.