Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. (Mateus 25:41b)
Muitos pensam que o fogo eterno foi preparado exclusivamente para Satanás e para os seus demônios, e dessarte afirmam que, primariamente o destino do homem seria o gozo eterno, e não o inferno. Simplificando, a ida de qualquer ser humano para o fogo eterno é um acidente.
Porém, a análise textual não dá margem para essa interpretação, as palavras de Cristo são claras, mostrando que o fogo eterno foi preparado para todos os inimigos de Deus. A palavra ANJO utilizada por Cristo, é normalmente entendida como se referindo aos demônios, porém, o termo “malditos” utilizado anteriormente, necessariamente deve incluir estes entre os anjos de Satanás.
O vocábulo grego aggelos denota simplesmente um mensageiro a serviço de alguém, ou seja, o contexto é que definirá a que a palavra está se referindo. Por exemplo, esta palavra é utilizada para se referir aos destinatários das sete cartas às sete igrejas da Ásia, se referindo, certamente, aos pastores destas igrejas.
Neste caso em particular Jesus está simplesmente afirmando que estes que não lhe deram de comer, não lhe deram de beber, não lhe visitaram, não lhe vestiram, e não lhe deram abrigo, são na verdade mensageiros, anjos de Satanás e estão indo simplesmente para o lugar que lhes é de direito.
Portanto, dizer que originalmente o fogo eterno foi preparado apenas para anjos caídos e que o homem foi de “gaiato no navio”, é uma proposição falsa. O fogo eterno foi preparado para todos aqueles que seguem a Satanás, sejam homens ou demônios.
Fonte: Divinitatis Doctor