O conhecimento da vontade de Deus não vem de direção extra-bíblica, mas de uma compreensão intelectual e de uma aplicação da Escritura.
Aqueles que negam a suficiência da Escritura carecem da informação que eles necessitam por causa da sua imaturidade espiritual e negligência. A Bíblia é deveras suficiente para dirigi-los, mas eles negligenciam o estudo dela. Alguns também exibem forte rebelião e impiedade. Embora a Bíblia trate das suas situações, eles recusam se submeter aos seus mandamentos e instruções. Ou, eles se recusam a aceitar o próprio método de receber direção da Escritura no geral, e exigem que Deus os dirija através de visões, sonhos e profecias, quando Ele já lhes deu tudo o que eles necessitam através da Bíblia.
Quando Deus não atende às suas demandas ilegítimas de direção extra-bíblica, alguns decidem até mesmo procurá-la através de métodos proibidos, tais como astrologia, adivinhação e outras práticas ocultas. A rebelião deles é tal que, se Deus não fornecer a informação desejada nos moldes prescritos por eles, eles estão determinados a obtê-la do próprio diabo.