A universidade é suposta ser uma instituição para aprendizagem, pesquisa e troca de ideias. Contudo, os cristãos ficam frequentemente desapontados com o fato de muitas dessas ideias, propagadas como conhecimento estabelecido, serem nada mais que falsas alegações e preconceitos irracionais que minam e contradizem a fé bíblica. Porque há tanta oposição contra o Cristianismo na universidade, ali é um lugar onde a sua fé será testada.
Para algumas pessoas, a pressão é tão insignificante que eles raramente a observam, enquanto outras passam por luta constante, lidando com questões que vêm de todos os lados. Alguns assumem que a universidade ensina a verdade, e desejam manter a sua fé mesmo quando as duas entram em conflito, ou tentam de alguma forma harmonizá-las. Então, inúmeros estudantes abandonam completamente sua profissão de fé. Esses são os mais tolos e indignos.
Parte da pressão que os crentes experimentam na universidade é produzida pela falsa impressão que as pessoas ali são inteligentes. Percepção é importante porque muitos cristãos superestimam os incrédulos que encontram, e assim, falham em observar as asneiras intelectuais deles.