Quando falamos sobre soberania estamos falando sobre governo e autoridade. Do ponto de vista bíblico, quando as Escrituras falam da soberania de Deus, elas revelam a autoridade governamental e o poder de Deus sobre todo o universo.
Em minhas aulas no seminário, levanto questões como: “Deus controla todas as moléculas do universo?”. Quando faço essa pergunta, eu digo: “A resposta a essa pergunta não determina se vocês são cristãos ou maometanos, calvinistas ou arminianos, mas determinará se vocês são deístas ou ateístas.” Algumas vezes os alunos não conseguem ver a ligação existente. E eu digo a eles: “Vocês não percebem que se houver uma molécula nesse universo correndo a solta, fora do controle, da autoridade e do poder de Deus, então essa única molécula indisciplinada pode ser o grão de areia que muda todo o curso da história humana, que impede que Deus cumpra as promessas que tem feito ao seu povo?” Ela poderá ser a molécula indisciplinada que impedirá Cristo de consumar o seu Reino.
Porque se houvesse uma molécula indisciplinada, isso significaria que Deus não é soberano. Se Deus não é soberano, então Ele não é Deus. Se houver um elemento do universo que esteja fora da sua autoridade, então Ele não é Deus sobre todas as coisas. Em outras palavras, soberania pertence à divindade. Soberania é um atributo natural do Criador. Deus possui aquilo que fez, e governa aquilo que possui.