Um cristão nominal é um cristão apenas no nome. É alguém que acha que é cristão, se diz cristão; talvez sua cultura, sua família, seus antepassados, sejam cristãos – talvez ele até vá à igreja; mas não há fome espiritual em sua vida, não há desejo de conhecer melhor a Deus. Ele não encontra prazer em ler a Bíblia, ou em ouvir o que ela ensina. Ele não se deleita em Deus. Ele vive para outras coisas. Não tem sua vida guiada por Deus. Ele não vai a Deus para obter perdão. Tudo isso é sinal de que você é um cristão nominal, que você diz ser cristão com palavras, mas essa não é a realidade.
Jesus disse que quando Ele voltar para julgar o mundo, haverá um grande grupo de pessoas que O chamará de Senhor. Eles dirão “Senhor, Senhor”, e eles terão feito coisas incríveis em nome de Deus, e vão achar que Jesus é seu amigo. Mas Jesus dirá a essas pessoas: “Apartem-se de mim, nunca conheci vocês.” Não é suficiente você dizer que é cristão, não é suficiente você dizer que um tempo atrás fez uma oração, ou foi batizado, então você é cristão.
A pergunta é: Você conhece Jesus? Você O está seguindo? Você virou as costas para o seu pecado e confia nEle nesse exato momento?