Escatologia é área da teologia que trata dos últimos eventos da história do mundo e do destino final da raça humana, tendo como foco especial o estudo das profecias bíblicas referentes ao retorno de Cristo, ressurreição dos mortos, juízo final e eternidade.
O estudo escatológico é dividido, geralmente, em quatro linhas de interpretação: amilenismo, pós-milenismo, pré-milenismo e dispensacionalismo. A diferença essencial entre elas se encontra no entendimento que possuem sobre o milênio, tema encontrado no capítulo 20 do livro do Apocalipse:
“Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Apocalipse 20:4)
Existirá um tempo de 1000 anos literais em que Jesus Cristo reinará pessoalmente aqui na terra? De forma bastante resumida, analisaremos as quatro principais correntes de pensamento sobre o fim dos tempos:
Seja qual for a nossa posição em relação ao milênio, precisamos entender que Satanás será derrotado definitivamente e que Deus cuida dos seus santos. Com isso devemos descansar nestas certezas.
Por Hugo Mallosto, com informações de:
– Bíblia de Estudo de Genebra – 2ª Edição Revisada e Ampliada – SBB – Editora Cultura Cristã;
– Manual Bíblico Vida Nova – David S. Dockery, Ed. – Editora Vida Nova;
– Wikipedia.